PRIMEIROS SOCORROS
E RESGATE

As actividades de montanha apresentam sempre um risco latente para qualquer praticante. Assimilar esta verdade absoluta pode dotar-nos de uma presença de espírito que poderá fazer a diferença na forma como abordamos e preparamos cada aventura, mas também como podemos intervir no bem estar do nosso próximo contribuindo em última instância para o salvamento de vidas.
Os primeiros socorros fazem parte dum conjunto de procedimentos que começam no planeamento de qualquer actividade e que contribuem para a nossa e a segurança de todos. Ter conhecimentos e saber como intervir numa situação de emergência, é algo que defendemos que todos os praticantes de actividades de montanha deveriam ter.

O Módulo 4, o último desta série, visa os conceitos de primeiros socorros, kits de emergência, SBV e resgate, para poderes estar assim melhor preparado para o pior num cenário do melhor que as montanhas têm para nos oferecer.

NOTA: Pela importância que este tema tem, todos os nossos cursos têm formação nesta área ministrada por um profissional em emergência médica.

Modulos Small Images

“THE GREATEST DANGER IN LIFE IS NOT TO TAKE THE ADVENTURE.” — GEORGE MALLORY

Modulos Small Images

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

O kit de primeiros socorros tende a ser delegado para segundo plano quando preparamos uma actividade. No entanto a sua importância é vital e deve sempre acompanhar-nos. Aqui encontras recomendações para o teu kit tendo em conta o que deve ser essencial e elementos mais específicos por três dos principais grupos de actividades em montanha.

Não te esqueças no entanto, que o teu kit de primeiros socorros é o teu kit pelo que deve conter elementos específicos que têm a ver com as tuas próprias necessidades. Aspectos como medicação, óculos e/ou lentes de contacto extra, entre outros, são aspectos que não consideramos no kit essencial, mas que podem sem indispensáveis para ti. Tem também em atenção que o teu kit pode ser utilizado para ajudares alguém em necessidade, o que o torna ainda mais importante.

KIT BÁSICO

Existem muitos kits de primeiros socorros à venda no mercado, mas a não ser que tenhas optado por algum que seja específico para actividades de montanha, todos os outros por norma só servem para pequenos acidentes domésticos… não têm grande utilidade a não ser o estojo, que depois precisa de se completar!

Por isso aconselhamos que faças o teu kit de primeiros socorros baseado nas tuas próprias necessidades. Abaixo encontras uma lista do que consideramos essencial e que terá quase tudo para fazer face à maior parte dos incidentes que podem ocorrer em montanha, no entanto o nosso desejo é que nunca venhas a precisar dele 🙂

— Luvas (nitrilo ou outras)
— Soro fisiológico (embalagens no máximo de 100cc)
— Compressas (5×5, 10×10 e 15×20)
— Ligaduras (sempre elásticas)
— Adesivo (castanho, este cola sempre)
— Desinfetante (iodopovidona [betadine] dérmico e espuma, Prontosan [spray] ou outra solução com clorexidina)
— Gase gorda (5×5 e 10×10) 2-3 de cada
— Creme fucidine (melhor que pomada que é mais difícil de espalhar)
— Manta térmica descartável
— Pinça pequena (do género que as senhoras usam para arranjar sobrancelhas) pode ser útil para retirar farpas ou outra coisa
— Termómetro
— Sais de rehidratação (ex.: dioralyte)
— Água (0,5l, que não deve ser necessário se cada um levar a sua)
— Pensos rápidos (vários tamanhos e formas)
— Pensos impermeáveis (ex.: opsite – também vários tamanhos… até ao 8×9 ou 8×12, mais não)
— Bolsas de calor (descartável)
— Bolsas de frio (descartável e mais quantidade, pelo menos 3-4)

Se quiseres podes fazer o download aqui duma checklist para mais facilmente fazeres o teu kit de primeiros socorros.

KIT DE ESCALADA

DISPONÍVEL BREVEMENTE.

© 2020 Rokomondo - All rights reserved.

Termos de Utilização  |  Política de Privacidade

Precisas de Ajuda? 😊

Podes enviar um email e responderemos logo que possível.

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?