MONTANHISMO
FUNDAMENTOS E TÉCNICAS

Quase tudo o que fazemos acontece nas montanhas. O montanhismo, seja numa simples caminhada, uma marcha de aproximação mais técnica ou numa ascensão, está presente em quase tudo o que fazemos. É daquelas coisas que não à como contornar. Por esse motivo e independentemente dos teus objectivos, se vais para a montanha, este é um tema que requer a tua atenção.

No Módulo 3 iremos abordar temas específicos do montanhismo e que complementam outros temas que já foram mencionados nos módulos 1 e 2. Desta forma pretendemos que tenhas os recursos e conhecimento básico para que, seja numa actividade de 1 fim-de-semana ou numa aventura mais prolongada, estejas capaz de planear, desfrutar e regressar em segurança, trazendo apenas boas memórias e fotografias.

Modulos Small Images

“IT’S NOT THE MOUNTAIN WE CONQUER, BUT OURSELVES.” — SIR EDMUND HILLARY

curso-escalada-img1

PLANEAMENTO

A capacidade de planear uma actividade ao detalhe, considerando de forma realista aspectos como os objectivos a que nos propomos, a nossa capacidade física e técnica, equipamento adequado, identificação de riscos, entre outros, é a forma mais segura de prevenir acidentes em montanha.

O planeamento de qualquer actividade, seja ela nas “redondezas” ou numa expedição às mais altas montanhas, implica dedicação, disciplina, método e trabalho. Mas é a atenção dada a este ponto que vai contribuir para a segurança de todos os envolvidos. É também a forma mais eficaz de simplificar a nossa “estadia” nas montanhas, seja para não levar “tralha” a mais, seja para que não falte nada. Abaixo podes descobrir alguns dos aspectos a ter em conta, aqueles que consideramos mais essenciais.

Os princípios abordados neste tópico aplicam-se a qualquer actividade de montanha, seja de escalada, alpinismo ou outra.

EU E OS OUTROS

Todos nós por norma somos ambiciosos, o que na perspectiva correcta é algo positivo. Mas muitas vezes o sonhar alto faz-nos querer “dar um passo maior que a perna”. Independentemente dos objectivos a que nos propomos, devemos ser realistas não só no momento de avaliarmos as nossas capacidades físicas e técnicas como também do desafio que temos pela frente, incluindo os imprevistos, aplicando-se a mesma avaliação a quem está connosco.

Defendemos que em qualquer actividade de montanha (e na vida real) ninguém deve ficar para trás. Isto implica que seja a escalar, seja numa ascensão, o grau de dificuldade ou o ritmo da actividade, deve estar ajustado para o membro da equipa com a menor capacidade física/técnica. Este é um dos princípios que melhor garante o sucesso da tua actividade e a segurança de todos os que estão envolvidos.

Não deixes de sonhar e almejar grandes desafios, não te esqueças que o crescimento é um processo contínuo, mas dá passos firmes e seguros rumo às tuas aventuras.

O DESAFIO

DISPONÍVEL BREVEMENTE.

© 2020 Rokomondo - All rights reserved.

Termos de Utilização  |  Política de Privacidade

Precisas de Ajuda? 😊

Podes enviar um email e responderemos logo que possível.

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?