ESCALADA
FUNDAMENTOS E TÉCNICAS

Chegamos agora aquela que é possivelmente a nossa “menina”. Como tantos outros cujo percurso na montanha começou pela escalada, este é também o nosso caso sendo por essa razão, a área onde mais tempo investimos. Mesmo nas situações mais simples e não propriamente a escalar, colocamos em prática muito do que aqui abordamos, sendo alguns dos temas transversais aos módulos 1 e 3 fazendo por isso deste módulo um tema quase “obrigatório”.

O módulo 2 cobre os conceitos mais essenciais no momento de abordares o mundo vertical, sendo todos eles importantes para a segurança do escalador. Aprender a escalar é um processo contínuo mas cuja evolução e sucesso dependem muito da forma como encaras cada pormenor, desde à maneira como executas um nó, à escolha do material mais adequado, entre muitos outros.

Modulos Small Images

“THE SUMMIT IS WHAT DRIVES US, BUT THE CLIMB ITSELF IS WHAT MATTERS.” — CONRAD ANKER

curso-escalada-img1

NÓS

Os nós é um dos poucos temas que abordamos na Rokomondo Academy que é transversal a qualquer módulo, seja pela sua importância, seja pela sua aplicação generalizada em qualquer uma das áreas. É um tema “simples” mas que muitas vezes falha pela falta de atenção que lhe é dado.

Na escalada e montanhismo, o número de nós que devemos saber não é muito grande. Aqui iremos abordar aqueles que consideramos essenciais. Fica no entanto com a indicação que deves dominar cada um deles ao ponto de os conseguires fazer e utilizar nas mais adversas situações.

NOTA: Não te esqueças, qualquer nó vai retirar resistência à corda pelo que a sua perfeita execução é imperativa.

NÓ EDK

DESCRIÇÃO
O nó EDK (European Death Knot) é conhecido como nó de rapel pelo seu uso quase exclusivo nesta manobra em ambiente de escalada e montanha. É também chamado de nó simples duplo. Apesar do nome em inglês e de alguma controvérsia em relação à sua resistência, com a devida atenção, é um nó seguro e possivelmente a melhor escolha para unir as duas cordas do rapel.

UTILIZAÇÕES
Na escalada e montanhismo é a escolha mais regular para unir as duas cordas para o rapel. Ter sempre o cuidado de deixar os chicotes com um comprimento mínimo de 30cm (o ideal é 50cm). Tensionar cada corda de forma individual para ajustar bem o nó.

VANTAGENS
Um dos nós mais fáceis de fazer e inspecionar. Tem um dos lados “plano”, o que faz com que dificilmente fique preso quando as cordas são recolhidas, sendo esta a grande vantagem em relação ao nó de oito ou o nó de pescador duplo para unir duas cordas para o rapel.

ENGLISH NAMES
Flat Overhand Bend, European Death Knot, Offset Water Knot, Overhand Bend

NÓ DINÂMICO

DESCRIÇÃO
O nó Dinâmico tem o seu nome original, nó de Munter, no guia de montanha suíço Werner Munter.  É também conhecido por nó UIAA. Muito utilizado em ambiente de montanha é também usado em arborismo e outros tipos de trabalhos. Na escalada é considerado como um nó de recurso em situações de emergência.

UTILIZAÇÕES
Pode ser usado para fazer segurança ao escalador (uso obrigatório com um mosquetão de segurança). Pode ser usado para fazer rapel apenas com um mosquetão de segurança. Utilizado regularmente em manobras de resgate e trabalhos de carga, mesmo tendo em conta o desgaste que provoca na corda.

VANTAGENS
É um nó reversível o que permite tanto “dar” como “recolher” corda. Simples de fazer com apenas uma mão. Polivalente nas utilizações e áreas de trabalho em que pode ser utilizado. Nó de recurso na falta de um dispositivo para fazer segurança ou rapel.

ENGLISH NAMES
Munter Hitch, Italian Hitch, Crossing Hitch

NÓ ESTÁTICO

DESCRIÇÃO
O nó Estático, também conhecido como Volta de Fiel, é um dos três nós essenciais. É um nó bastante antigo havendo referências ao mesmo já no início do século XVI. Apesar de requerer alguns cuidados (pode deslizar dependendo do tipo de corda), é um nó muito frequente na escalada e em pioneirismo.

UTILIZAÇÕES
Na escalada é usado principalmente para o escalador se auto segurar à reunião/ancoragem em conjunto com um mosquetão de segurança. Utilizado em trabalhos de pioneirismo para começar e terminar uma amarra.

VANTAGENS
Facilmente ajustável sem ser necessário desfazer o nó. Simples de fazer com uma ou as duas mãos. Bastante seguro quando ambos os lados do nó/corda estão tensionados.

ENGLISH NAMES
Clove Hitch, Double Hitch

© 2020 Rokomondo - All rights reserved.

Termos de Utilização  |  Política de Privacidade

Precisas de Ajuda? 😊

Podes enviar um email e responderemos logo que possível.

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?