PRINCÍPIOS BÁSICOS
E EQUIPAMENTO

As montanhas sempre exerceram um fascínio para todos aqueles que contemplaram os seus majestosos picos, íngremes arestas e trilhos a perder de vista. Fonte de inspiração para alguns dos maiores feitos alcançados pelo Homem, são hoje e cada vez mais um local para quem procura paz, realização pessoal, desafiar os seus próprios limites e claro, adrenalina. Mas desfrutar deste ambiente que tantas vezes se mostra inóspito e perigoso, requer preparação, conhecimentos, equipamento adequado e acima de tudo bom senso.

No Módulo 1 procuramos trazer-te conceitos e princípios básicos, assim como algum do equipamento que consideramos essencial. Desta forma pretendemos que aquilo que é primordial para nós, a segurança, possa também ser um aspecto importante nas tuas aventuras para que possas percorrer essas montanhas por longos e bons anos como nós já o fazemos.

Modulos Small Images

“IT’S ALWAYS FURTHER THAN IT LOOKS.
IT’S ALWAYS TALLER THAN IT LOOKS.
AND IT’S ALWAYS HARDER THAN IT LOOKS.”
— REINHOLD MESSNER

curso-escalada-img1

PERIGOS DE MONTANHA

Se já conheces um pouco da Rokomondo sabes que um dos aspectos em que mais nos focamos é na segurança. Por isso, nos Princípios Básicos do Módulo 1, abordamos em primeiro lugar o tema dos diferentes tipos de perigos que vais encontrar na montanha e como lidar com eles.

Defendemos que todos podem desfrutar de uma forma ou de outra da beleza e desafios presentes nas actividades de montanha. Mas para o fazeres de forma prazerosa e segura tens de compreender um meio, que como normalmente referimos, tem tanto de belo como de imprevisível. Saber identificar e prevenir esses aspectos são a chave para o sucesso das tuas aventuras.

Relativamente aos perigos propriamente ditos, podemos agrupá-los em duas categorias, os subjectivos e os objectivos. Abaixo podes encontrar uma descrição dos mais comuns, para com maior facilidade os prevenires e na medida do possível evitares.

PERIGOS SUBJECTIVOS

Vamos abordar primeiro os perigos subjectivos pois estes são aqueles que estão na base do maior número de acidentes em montanha e sobre os quais tu tens maior capacidade de controlo. Basicamente falamos de acidentes provocados por erro humano.

EXCESSO DE CONFIANÇA
Supervalorizar aquilo do que somos capazes em detrimento duma análise às nossas reais capacidades, conhecimentos técnicos e planeamento, revela-se como sendo um dos perigos mais comuns. Para além disso, neste tipo de actividades, há factores que te podem levar ao teu limite físico e psicológico.

EQUIPAMENTO INADEQUADO
A escolha do equipamento para uma determinada actividade parece algo simples e óbvio, mas muitas vezes falha ao avaliarmos as reais condições e exigências do que nos propomos fazer. Por exemplo, preparar uma actividade de neve e levarmos um saco-cama de Verão pode revelar-se no mínimo desastroso.

FALTA DE EXPERIÊNCIA
Perante novos desafios a experiência ganha um papel preponderante. A forma mais fácil de a adquirir é através daqueles que já calcorrearam as mesmas montanhas.

IMPREVISTOS
Independentemente da preparação, conhecimento e experiência que tenhas, os imprevistos acontecem sempre. A forma como vais lidar com os mesmos poderá condicionar o sucesso ou insucesso da actividade. É fundamental saberes gerir adequadamente situações de descontrolo, medo e pânico.

PERIGOS OBJECTIVOS

Ao contrário dos perigos subjectivos, sobre os quais tu tens uma intervenção directa, os perigos objectivos têm a ver com o meio que te rodeia. Seja pelo tipo de terreno, altitude, condições meteorológicas entre outros, falamos de factores aos quais tu tens de te adaptar e que não podes “controlar”.

TERRENO
Uma coisa é treinares num rocodromo ou numa zona de escalada frequentemente utilizada, onde tudo à tua volta oferece um nível de segurança que permite estares minimamente relaxado. Outra coisa é aventurares-te em grandes vias, terreno alpino e/ou desconhecido em que outros factores entram em jogo. Queda de rochas e avalanches são as situações mais frequentes e para as quais tens de prestar especial cuidado.

METEOROLOGIA
O estado do tempo é talvez o perigo que enfrentamos em montanha sobre o qual mais previsões fazemos mas que no entanto, mais incertezas apresenta. Grandemente influenciado pela morfologia do terreno e altitude, a meteorologia de um dado local pode mudar em questão de minutos, colocando-nos perante situações de risco totalmente inesperadas.

ANIMAIS SELVAGENS
Apesar deste ser um risco “mínimo” e possivelmente circunscrito a determinados locais, a verdade é que a presença de animais selvagens na zona onde estamos poderá criar sérios problemas à nossa segurança. Uma simples cabra Ibex acima de uma cordada poderá fazer com que rochas se soltem projectando-as directamente na linha dos escaladores/alpinistas.

© 2020 Rokomondo - All rights reserved.

Termos de Utilização  |  Política de Privacidade

Precisas de Ajuda? 😊

Podes enviar um email e responderemos logo que possível.

Sending

Log in with your credentials

Forgot your details?